Rapidinhas sobre Arqueologia

Arqueologia

A Arqueologia (que vem do grego arkhé “O que está à frente” + logos “conhecimento de ou estudo de”) é algo que me interessa, gosto de estudar seus traços (evidências arqueológicas, eles chamam) e, com isso, e hipotetizar os ocorridos do passado. Arqueologia não é juntar pedaços de velharia caindo aos pedaços em um lugar esquecido por Deus.

Isso é o que Eu faço aqui em casa.

Equipes de profissionais motivados e precavidos fazem descobertas todos os meses e, o melhor, as vezes, as maiores descobertas são inesperadas, quase por acaso. Descobertas feitas por pessoas totalmente leigas, munidas tão apenas com um detector de metais e calçando atitude, são uma realidade relativamente frequente.

Ser um arqueólogo é como um Sonho que se realiza e um dia eu ainda quero ser um arqueólogo. Vamos ao Post de hoje, onde discutiremos rápidas notícias do mundo da Arqueologia.

Segue o barco!

CABEÇA DE MARMORE ROMANA DO SÉC. II d.C. ENCONTRADA NO LIXO
Uma equipe de arqueólogos atuantes em Barcelona (Roma) encontrou uma cabeça de mármore do século II d.C., que poderia ser representante do deus Dionísio (deus Grego/Romano associado ao vinho), como revelou na quarta-feira o vice-prefeito de Cultura da Cidade, Ciurana Jaume, numa conferência de imprensa.

A cabeça (tamanho natural) foi encontrado em uma vala de lixo, . Acredita-se que ela foi descartada conscientemente. Porém, os proprietários não tinham ideia do tesouro que jogavam fora. Durante o trabalho de limpeza do achado (uma camada de barro acumulada sobre o mármore), eles sentiram um rosto jovem com o cabelo decorado com frutas, característico do referido deus. Este é o pimera pedaço desse tipo encontradas em Barcelona, como todas as descobertas encontradas até agora são peças funerárias.

PAPIRO DO ANO 200 d.C. ENCONTRADO NA INGLATERRA NARRA EXORCISMO

juanchapa
Juan Chapa

Esta notícia é relativamente recente e apresenta a descoberta de um pedaço de um papiro que versa sobre um exorcismo praticado por Jesus e que não é encontrado qualquer paralelo nos evangelhos autorizados pela Igreja Católica Apostólica Romana.

Portanto, trata-se de um Apócrifo.

O descobridor deste pedacinho de papiro (apenas 7×7 cm) que está dando o que falar é o Pe. Juan Chapa, Decano da Universidade Teológica de Navarra. Segundo o referido religioso, o papiro faz parte da famosa coleção encontrada em Oxirrinco (cidade no Alto Egito), certamente um dos sítios arqueológicos mais importantes por conter documentos religiosos de várias esferas. Vale ressaltar que existem poucos (poucos mesmo) documentos que remetam aos primeiros momentos do Cristianismo, então esse Papiro pode servir para lançar qualquer coisa que ajude a entender atitudes e tratamentos dos primeiros cristãos.

A internet é meio de veicular informações de modo que nunca poderemos saber, ao certo, se o que é passado trata-se de uma verdade impressionante ou uma mentira do caralho.

DESCOBERTA MOEDA COM ROSTO DE MARCO ANTONIO
MarcoAntonioAs 242 moedas de prata foram encontradas por um cara chamado Heeley Scott, no condado de Staffordshire. Pode parecer um nome complicado e distante, mas ele não é tão desconhecido para os fãs de rock iguais a mim.

Foi lá que o Sr. Saul Hudson cresceu e se tornou um problemático roqueiro viciado (entre outras coisas) em tocar guitarra.

As tais moedas foram levadas ao Museu Britânico, aos cuidados do Sr. Ian Richardson (autoridade competente), que logo tratou de observar a grande importância do achado, diante de outras descobertas de teor semelhante.

Qualquer recompensa paga para a obtenção deste tesouro arqueológico deverá contemplar o Sr. Heeley Scott e o proprietário do local da descoberta.

52.000 MOEDAS DE BRONZE DE ROMA DO SÉC. III a.C.
Depois de moeda que mostrava Cleopatra feia, agora é a vez do general Marco Antonio ser apreciado, em nossa época, mediante moedas cunhadas por seus contemporaneos.

Para falar a verdade, Cleopatra e Marco Antonio estão bombando em nossa época quase tanto quanto estavam bombando quando eram vivos e influentes politica e socialmente falando. O exemplo mais aproximado que temos desse casal 20 de tão distante sociedade, com certeza, é o Brad Pit e a Angelina Jolie.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Ingrid disse:

    Poxa, Brad Pit e Angelina? rs Duvido encontrarmos algo assim no Brasil, além disso é uma chance em um milhão! Muita sorte da galera que encontrou, ,mas principalmente o conhecimento ajudou já que caso o contrario, teriam descartado o achado assim como os donos anteriores o fizeram. ótimo post. Beijos.

    Curtir

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s