Google homenageia Howard Carter (Egiptólogo descobridor do tumulo de TutAnkhAmon)

Para quem não sabe, Howard Carter foi o cara que encontrou a tumba do faraó menino Tutankhamon (verificar variações de grafia). O Google resolveu fazer sua homenagem ao grande arqueólogo e egiptólogo em sua página inicial. O tratamento dado aos feriados mais famosos, celebridades de nossa época ganham uma singela homenagem do super ultra hiper mega ultimate referencial de pesquisas da internet, hoje é a vez dos arqueólogos.

Os doodles.

UMA RAPIDINHA COM O ARQUEÓLOGO
Howard Carter nasceu na Inglaterra (Kensington, 9 de Maio de 1874), filho de um artista chamado Samuel Carter, tornou-se chefe do Serviços de Antiguidades do Egito aos 25 anos e está em seu curriculum descobertas importantes como a tumba de Amen-hotep III e de Tutmés IV, além de ter limpo e restaurado inúmeras outras tumbas (informações tiradas do Wikipédia, mas carecem de fontes). Como já é do conhecimento de todos, a tumba de Tutankhamon estava intacta e foi o maior BOOM de sua época. Howard Carter morreu no dia 2 de Março de 1939 e está sepultado no Putney Vale Cemitério e Crematório em Londres, Inglaterra.

Seu aniversário de 138 anos promove a divulgação de tal arte, o resgate da história de nossos antepassados e redescobrir seus costumes e devolver-lhes os nomes e suas glórias, essa é a maior forma de respeitar nossas antigas tradições e recuperar nossa humanidade. Caso tenham algum interesse em saber sobre este grande e destemido britânico ou mesmo sobre os doodles, segue link do NoticiasBr e o site Arqueologia Egipcia da arqueóloga brasileira Márcia Jamille.

UMA RAPIDINHA COM O FARAÓ MENINO
Tutankhamon foi filho de Amenofis III Akhenaton – O Herege, aquele que tentou implantar o regime teocrático monoteísta, o culto ao disco solar Aton, mudou a capital da cidade para Amarna e causou muito rebuliço em sua época. Nem preciso dizer que sua morte ,ainda hoje, é um mistério. Também não preciso dizer que a morte de sua esposa, a bela Nefertiti (cujo busto mais famoso do mundo completará 100 anos este ano) é outro mistério. Tutankhamon teria morrido de malária.

Conforme informado anteriormente, sua tumba mortuária foi encontrada intacta pelo arqueologo e egiptologo britânico Howard Carter no Vale dos Reis e catalogada como KV-62. Pelo que me consta, a múmia foi encontrada usando paramentos reais, o que dificultou muito sua movimentação, o jeito foi esquarteSua mascara mortuária é a mais famosa referente ao assunto. Entre os pertences encontrados na câmara, estavam muletas, carruagens, sarcófago com a mascara de ouro e um trono.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s