Google homenageia Howard Carter (Egiptólogo descobridor do tumulo de TutAnkhAmon)

Doodle da gigante da Internet Google sobre o egiptologo Howard Carter

Para quem não sabe, Howard Carter foi o cara que encontrou a tumba do faraó menino Tutankhamon (verificar variações de grafia). O Google resolveu fazer sua homenagem ao grande arqueólogo e egiptólogo em sua página inicial.

O tratamento dado aos feriados mais famosos, celebridades de nossa época ganham uma singela homenagem do super ultra hiper mega ultimate referencial de pesquisas da internet, hoje é a vez dos arqueólogos.

Os Doodles.

UMA RAPIDINHA COM HOWARD CARTER

Howard Carter nasceu na Inglaterra (Kensington, 9 de Maio de 1874), filho de um artista chamado Samuel Carter, tornou-se chefe do Serviços de Antiguidades do Egito aos 25 anos.

Seu curriculum tem descobertas importantes como a tumba de Amen-hotep III e de Tutmés IV, além de ter limpo e restaurado inúmeras outras tumbas (informações tiradas do Wikipédia, mas carecem de fontes).

Como já é do conhecimento de todos, a tumba de Tutankhamon estava intacta (Howard chegou a se perder muitas vezes dentro da tumba) e foi o maior BOOM de sua época.

Howard Carter morreu no dia 2 de Março de 1939 e está sepultado no Putney Vale Cemitério e Crematório em Londres, Inglaterra.Howard Carter estudando a intacta múmia do faraó Tutankhamon

 

UMA RAPIDINHA COM O FARAÓ MENINO TUTANKHAMON

Tutankhamon foi filho de Amenofis IV ou Akhenaton , (Faraó da XVIII dinastia do Egito). O Egito, naquela época, era repleto de Cultos e Rituais diversos, cada cidade tinha seu próprio Deus e assim a Sociedade vivia, regida pelo Faraó que era acompanhado pelos Sacerdotes conhecedores dos Cultos e das Divindades.

Akhenaton ficou conhecido (também) como “O Herege” por tentar implantar um Regime Teocrático Monoteísta, além do culto ao disco solar Aton, além de Mudar a Capital para Amarna.

Não preciso dizer que isso foi um tanto estressante. Aliás, ainda hoje, as causas de sua Morte são um mistério…

…os motivos, nem tanto.

Também não preciso dizer que a morte de sua esposa, a bela Nefertiti (cujo busto mais famoso do mundo completará 100 anos este ano) é outro mistério. Já o pequeno Tutankhamon teria morrido de malária.

Conforme informado anteriormente, sua tumba mortuária foi encontrada intacta pelo arqueologo e egiptologo britânico Howard Carter no Vale dos Reis e catalogada como KV-62. Pelo que me consta, a múmia foi encontrada usando paramentos reais, o que dificultou muito sua movimentação, o jeito foi esquarteSua mascara mortuária é a mais famosa referente ao assunto. Entre os pertences encontrados na câmara, estavam muletas, carruagens, sarcófago com a mascara de ouro e um trono.

CONCLUSÃO SOBRE O ANIVERSÁRIO DE HOWARD CARTER

Seu aniversário de 138 anos promove a divulgação de um Resgate da história de nossos antepassados e redescobrir seus costumes. Reconhecer essa história é devolver-lhes os nomes e suas glórias.

Um passado tão presente que, penso eu, é a maior forma de respeitar suas antigas Tradições e recuperar seu devido espaço na História da Humanidade.

A história de Howard Carter é bastante extensa. Caso tenham algum interesse em saber sobre este grande e destemido britânico ou mesmo sobre os doodles, segue link do NoticiasBr e o site Arqueologia Egipcia da arqueóloga brasileira Márcia Jamille.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s