Vale tudo para ter Ibope?

Para quem não sabe, dia 12 de abril foi o aniversário do nosso eterno mestre do humor, Chico Anysio. Mais do que nunca, todos estão “carecas de saber” sobre sua perspectiva de fazer humor, tanto o mais caricato quanto o humor voltado para mentes mais intelectualizadas. Falo isso pensando no que aconteceu durante a noite de domingo passado (dia 22/04), quando os “humoristas” do programa Pânico na Band acharam que seria uma ideia engraçada raspar, ao vivo, a cabeça de uma de suas dançarinas.

Está instituído pelo telespectador brasileiro, o estado de emergência no cenário do humor nacional.

Com efeito, vejo sérios problemas com os integrantes deste programa (diga-se de passagem, sempre achei seus integrantes um tanto auto-destrutivos). Eu não vou mentir, não vi tal barbárie, eu estava ocupado vendo o Cézar Mutante finalizando o Macarrão na rede Grobo, mas o que passou no Pânico na Band foi uma transmissão em rede nacional (10 pontos no ibope contra 16 da Grobo) do maior horror social da atualidade:

BULLYING.

Forçar uma pessoa a fazer o que ela não quer (humilhá-la, genericamente falando) apenas pelo fato de que você achou que seria divertido, já caracteriza o bullying e aquilo foi bullying de alto nível. A Babi está presa a um contrato com restrições diversas. Negar-se a qualquer das brincadeiras, pode caracterizar uma quebra de contrato com multa milionária, alguém teria outra atitude, a não ser dançar conforma a música?

Tudo depende da redação do contrato. Ainda tem muito bobão que fica com pena da Babi pelo que aconteceu, outros acham que ela está cheia da grana e, por isso, ninguém deve se importar.

Todo esse rebuliço me fez lembrar de um filme chamado  (conceitual e diferente, mas muito atual). Na película, os reality´s shows são a nova gripe espanhola do momento e a produtora Katy (Eva Mendes) sabe bem disso. A moça tem planos de criar um programa tipo “Show do Milhão”, só que mais impactante. Serão seis competidores, prêmios de cinco milhões de dolares, o único problema é o fator eliminação:

Roleta Russa. Todo mundo sabe o que é roleta russa.

Isso mesmo, os participantes jogarão roleta russa ao vivo e aquele que tomar uma azeitona nas ideias será automaticamente desclassificado. Durante o filme, o relacionamento entre os participantes é bem focado, a proposta do “vale tudo para ter ibope” nunca foi tão atual. O participante que morrer, além de ter seu “suicidio” televisionado em cadeia nacional, restando aos outros o consolo do grande prêmio.

Traumas a parte, são cinco milhões livres de imposto.

Entenda que eu não estou defendendo nenhum dos lados, todos são adultos por lá e é exatamente isso que me dá nos nervos, adultos com a maturidade de uma lombada (ou quebra mola). Creio que seria interessante o telespectador rever seus conceitos de bom humor aliado a inteligência social. Apreciar um programa que promove o bullying, mesmo que a vitima não aparente humilhação, nunca será um casamento entre a inteligência social e o bom humor. Há toda aquela promoção social, claro, mas o chamariz do programa é o escárnio, a humilhação, seno assim, prepare-se para sua katábase particular e reveja seus conceitos.

Você riu daquele momento humilhante? Gostou? Sentiu-se vingado? Onde você guarda o seu preconceito?!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. ola carlos, somso 2, eu tbm nao vi o caso da babi — fui dormir cedo, hehe.
    e cara, vc tem toda razao, isso nao é humor. se alguem riu, é hora de rever seus conceitos do q é ou doq não é engraçado — e isso nem é humor negro, q eu tanto gosto.

    sobre a babi, bom, é uma pena pra ela, q apesar de tudo, ainda tem um corpão, rsrs.
    tomara q as proximas-novas panicats tenham assinado bem seus contratos, para evitar esse tipo de atitude, e q bem, tanto pelo bem ou mal, eles conseguiram oq queriam.
    tanto q agora, estamos falando deles…o q m lembra o caso do “estupro” do ultimo bbb.

    sim, tudo pela audiência.
    abraços cara!

    Curtir

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s