Quase dois anos de um Delírio sobre Percy Jackson

Estou pasmo!

Desde que escrevi um delírio sobre o filme Percy Jackson e o ladrão de raios, sofro minha santa inquisição particular. Quem ouve o que tenho a dizer sobre a película baseada nos livros escritos por Rick Riordan e dirigida por Chris Columbus (ele também dirigiu os dois primeiros filmes do bruxo teen Harry Potter) não se dão ao trabalho de formular uma crítica ou mesmo de pensar sobre o assunto, já ofendem e se trancam em suas mentes hermeticamente fechadas.

Isso ocorre desde 2010 e já estou relativamente acostumado.

Criticar ou censurar alguém cujas premissas e/ou pretenções sejam diferentes das suas próprias é algo que podemos considerar comum (o que não significa que seja normal ou saudável), o que não significa queé correto. As pessoas acabam optando por essa postura, acredito, pois admitir a presença de alguém que pense diferente em seu circulo social pode parecer, principalmente aos outros, que você seja um falso moralista ou de discurso falho.

Neste ponto, a merda toda acontece. Agora, pare tudo o que está fazendo e analise o raciocínio abaixo:

Quando eu sou condicionado a pensar dentro das mesmas condições, interpretar as mesmas atitudes e focar sempre as mesmas tendências, tudo o que posso arrancar desse cenário serão os mesmos resultados, sejam eles bons ou ruins. Dessa forma, sendo eu um fumante incorrigível, um maldito boçal arrogante convicto ou um professor cansado de entrar na mesma sala com os mesmos alunos que não querem aprender nada, daí só posso retirar as mesmas percepções.

Diante do exposto, você, estrangeiro garimpeiro do saber em blogs como este, deve estar se perguntando “O que xavascas isso tudo tem a ver com Percy Jackson? Eu quero que este blogueiro FDP vá se fuder”! Acontece que eu fiz o que um, entre cinquenta mil brasileiros fariam diante de uma crítica nada construtiva.

EU ABSORVI A CRÍTICA E LI O LIVRO!

Assino abaixo de tudo o que escrevi no artigo sobre o artigo anterior, visto que não falei do livro. Na verdade, estou quase acabando a leitura e posso garantir que, diante do que já li, comparar meu antigo artigo sobre o filme de Percy Jackson e um novo artigo seria o mesmo que comparar o Ronaldo Fenômeno no auge de sua carreira com o Ronaldo da propaganda da Claro. O livro é deveras interessante e expõe muitas questões morais e familiares, além (é claro) de mitologia grega adaptada. Vale a pena ler. Conheco estudiosos da cosmologia grega que aprovam a adaptação bem humorada de Rick Riordan, você devia fazer o mesmo, antes de denegrir a imagem dos outros.

Apenas achei que seria bom que os críticos soubessem onde estão pisando. Em breve, um bom e convincente artigo sobre os livros da saga do cabeça de alga.

2 comentários Adicione o seu

  1. Snaga disse:

    Não li os livros e nem vi o filme, então não é sobre isso que vou comentar…
    Mas sobre a situação que você propôs. Passo por isso constantemente, seja no Covil, seja na vida mesmo. Basta eu dar uma opinião contrária para alguém não sabe pensar e pimba, desperto um monstro de ignorância que só sabe se defender ou defender seu modo de pensar usando de deboches, xingamentos e tentativas de me desmoralizar com piadinhas… mas argumento que é bom, para tentar me convencer do contrário, isso raramente eu recebo.

    Resultado: o cara sai pensando que é o maioral, mas não muda meu modo de pensar.

    Curti seu blog, cara!!! Muito bom!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ingrid disse:

    Quando um obra literária (posso considerar Percy Jackson uma?) se torna comercial, deveras conhecida, deve-se saber que opniões sem fundamento surgirão, sabemos que os livros sempre serão mais originais que adaptações cinematográficas para o “povão” com um objetivo apenas lucrativos, ou seja, sempre do jeito deles (Hollywood).

    Curtido por 1 pessoa

Comenta aí, pô!

