Mês 11/09 – StoryCorps e o 11 de Setembro

Hoje daremos só uma rapidinha.

Conforme informado no post anterior, este mês fiz uma pequena homenagem ao evento Terrorista mais Terrível de todos os tempos (adotando uma óptica americana). Hoje falaremos sobre um grupo cuja proposta é de registrar em gravações, a história de americanos que se envolveram de alguma forma com os atentados de 11 de Setembro.

Pelo menos eu creio que seja isso.

STORYCORPS – GRAVANDO A HISTÓRIA

O pessoal do StoryCorps, desde 2003, já procedeu com mais de 50.000 gravações de entrevistas de mais de 80 mil entrevistados.

Os registros são gravados e arquivados no American Folklife Center e ocorrem transmissões semanais no NPR Morning Edition. Claro que, com tal proposta, podemos encontrar lá gravações de pessoas que sofreram alguma perda durante os ataques do 11/09.

Você pode conferir maiores informações clicando aqui.

Animações da Storycorps

Além das gravações, há uma sessão com curtas animados baseado nas várias gravações. Inclusive, pessoas que tiveram perdas (genericamente falando) no ataque contra o World Trade Center (recomendo John e Joe).

Apesar de animações em um estilo de Cartoon bem simples, as histórias tem uma bagagem emocional bastante grande. Histórias de bombeiros e policiais corajosos e até histórias de amor. Vale a pena ver.

Onze de Setembro - "John e Joe" em StoryCorps.
Mês Onze de Setembro – “John e Joe” é uma das melhores Histórias Animadas do StoryCorps.

Recomendado e tem o selo de aprovação do Bazuca.

Literatura relacionada ao assunto

chuck-palahniuk-02
Chuck Palahniuk

O World Trade Center é um assunto, ainda ,muito delicado na história dos EUA. A tragédia, que ceifou muitas vidas, pouco foi trabalhada. Sei que há alguns quadrinhos (em especial, um do Homem-Aranha que ainda pretendo postar aqui), mas lembrei de um livro do escritor Chuck Palahniuk (autor do polêmico e esclarecedor “Clube da Luta”) chamado O Sobrevivente.

Neste livro, a história de um sobrevivente de uma seita religiosa apocalíptica suicida genérica é retratada em Flashbacks.

Interessante apontar que o personagem sequestra um avião e grava sua história na caixa preta (que não é preta, é laranja), visando deixar sua sofrida e confusa história para a posteridade. Ainda sobre este livro, há um artigo muito bacana sobre os livros de Chuck Palahniuk, clique aqui e confira.

Também é recomendado e também tem o selo de aprovação do Bazuca.

Outro ponto que devemos salientar é que O Sobrevivente já teve seus trâmites burocráticos finalizados para uma posterior adaptação para as telonas, porém, só Deus sabe o motivo de tanta demora.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s