Metropolitan Museum devolve 19 arquelógicas ao Egito

De acordo com alguns sites estrangeiros, o museu Metropolitan (localizado em Nova York) formalizou a devolução de 19 peças ao Egito. Tais peças (que são, basicamente, miniaturas) completam o acervo encontrado por Howard Carter em 1922. O referido museu já havia apresentado, em outras oportunidades, exposições com material sobre o antigo Egito (pesquisas e até medicina da época), a atitude de devolver ao local de nascimento peças tão valiosas é louvável.


Já faz algum tempo que o então ministro supremo de antiguidades, o Sr. Zahi Hawass, lutava por uma iniciativa desse calibre. Reparem que a luta do ex-ministro para reaver todas as antiguidades e devolve-las para a antiga pátria como tesouro nacional ainda está longe de se concretizar, porém, alguns tem o bom senso e devemos aprender e acompanhar estes casos.

Novidade assim é boa demais.

As peças, conforme mencionado anteriormente, compõe o acervo particular encontrado na tumba de TutankAmon, filho de AkhenAton (fundador da cidade de Amarna, governante visionário e herege por maioria de votos) e da bela Nefertiti. Vale lembrar que o famoso busto de Nefertiti ainda encontra-se em Berlim, no Museu do Altes. Entre as dezenove peças devolvidas, estão uma pulseira com forma de esfinge e uma miniatura de bronze representando um cão.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s