Greve Acontece… agora é a Polícia Civil!


Minha gente, tirei a semana para reviver antigas sessões deste blog que é quase uma fênix! A série “Acontece…” relata as greves ocorridas no meu querido, amado e idolatrado salve-salve Brasil (no caso, esta greve acontece em meu querido, amado e idolatrado salve-salve Ceará). Em outra oportunidade, falei sobre as greves de ônibus que tornaram a vida de quem é refém de transporte público “um tantão assim” mais amarga e complicada, agora, apesar de não ter falado qualquer ponta sobre a greve dos professores e dos bombeiros (pura falta de oportunidade), hoje falaremos sobre a greve dos policiais civís.

COMO ESTÁ A GREVE?
Desde o dia 02/07/2011 o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (SINPOCI) entrou em greve e reivindica uma pauta com cerca de 22 itens, no mínimo, pertinentes, variando entre retirada de presos das delegacias e reestruturação física do ambiente de trabalho, o principal seria a implantação de concurso público (resumindo a pauta, o SINPOCI exige pouco de dignidade e condição de trabalho aos policiais). Do ponto de vista do delegado-geral da Polícia Civil (Luíz Carlos de Araújo Dantas), a greve deveria acabar para, então, iniciar uma série de reuniões com os órgãos competentes, porém, o sindicato alega que todo o mês ocorrem reuniões com tais órgãos, porém, a situação está como está.

Toda a categoria está unida sob a mesma decisão, porém, garantem o quantitativo mínimo operante.

Uma noticia boa, para variar. Bola pra frente!

1º ROUND!
No dia 05/07/2011 tivemos início a primeira rodada de tentativas para sanar tais problemas. A reunião mencionada acima não rendeu qualquer perspectiva de melhora, visto que a única alegativa por parte do delegado-geral (Luiz Carlos de Araújo Dantas) era de que a policia deveria voltar ao trabalho o quanto antes, só assim, horizontes mais amistosos apareceriam.

A presidentA do sindicato, Dra. Inês Romero (aqui relato o machismo por parte do editor do WordPress em afirmar constantemente que “presidenta” está errado), descarta qualquer possibilidade de voltar atrás na greve. Para piorar, o secretário geral do SINPOCI alega que o governo do estado conhece o conteúdo da tal pauta desde o ano passado. A postura reativa por parte do delegado-geral da polícia civil parece apenas fortalecer o desejo de vitória do sindicato.

Trocando em miúdos, enquanto o governo não apresentar qualquer resolução para atender as 22 reinvidicações postadas na tal pauta apresentada pelo sindicato, comeremos o pão que o diabo amassou.

ILEGALIDADE?
No dia 08/07/2011 o movimento grevista promovido pelo SINPOCI (Sindicado dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará) sofreu o que eu posso chamar de Derrota Pública Inesperada. A vara da fazenda decreta que a atual greve é ILEGAL, cabendo uma multa megalomaniaca de dez mil reais por dia de paralisação mantida. Claro que o sindicato fez a sua parte de fincar o pé e tentar passar por cima da lei em nome de uma vitória por suas próprias mãos.

A base é forte!

Acontece que o sindicato não apresentou um item (básico) de sua pauta: O aumento da folha de pagamento em 60%. Não apenas por isso, mas a PGE alega que a segurança da população está comprometida com a ausência dos policiais.

Errinhos básicos por parte do sindicato quando da apresentação de algo da maior importância para a categoria não é tão comum assim. Mais cuidado, SINPOCI, aliás, o prejuízo também acaba na rotina na vida do reclamante. Aqueles que aderiram ao movimento devem regressar aos seus postos até 48 horas, se não, a multa come de esmola e sem falar no risco que a carreira corre.

A afirmativa “o risco que a carreira corre” mencionada acima ficou um pouco estranho… mas bola pra frente!

DAQUI NÃO SAIU, DAQUI NINGUÉM ME TIRA…
Atualmente o Ceará enfrenta uma crise protagonizada pelo sindicato dos policiais e o governo do estado (bater de frente com o governo está na moda), após receber a notícia da ilegalidade do movimento grevista, o SINPOCI resolveu que seria uma boa ideia não atender ao governo, deixar toda a população ao “Deus dará” e cruzou os braços novamente.

Não sei de onde sairá o dinheiro que pagará a multa. Provavelmente o sindicado dos policiais acredita numa virada de mesa estilo “Moisés contra o faraó” e dobrar o governo do estado. Com efeito é uma jogada muito arriscada, mas é o tratamento dado por muitos sindicatos que resolvem peitar o estado.

Se cochilar, a chibata é grande, e tenho dito!

Mais cenas nos próximos capítulos no dia 18/07, dia da próxima reunião para fazer valer melhores condições para esses trabalhadores que se expõe todos os dias para manter a nossa vida segura. Até lá e força!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Policial Civil disse:

    Aqui é um dos policiais que teve seu salário cortado pelo governador ditador cearense Cid Gomes, venho encarecidamente tornar nacionalmente conhecido o que estamos passando nas mãos deste governado que se acha intocável por todos, pois em seu mundo localizado no estado do ceará ele compra a todos com suas promessas não compridas, tive meu salário quase que totalmente cortado por faltas não existentes, e com isso, não estou honrando meus compromissos e nem de minha família, preço a esse nobre editor que torne público o que estamos passando em nosso estado. Não somente minha classe está insatisfeita com o atual governo, como também a dos professores e DETRAN-ce que também manifestaram suas insatisfações através de greves que foram tidas como ilegais por ter um sindicato fraco e por acreditar em falsas promessas do atual governador. Comprove minhas palavras através do link em anexo: http://diariodonordeste.globo.com/caderno.asp?codigo=14&CodigoEd=

    Curtir

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s