Pede pra sair, Mubarak!


Santas palavras do coronel Nascimento. Hosni Mubarak, dominando o país com mãos de ferro e coração de gelo, finalmente resolveu renunciar ao posto.

Conforme todos já estão cansados de saber, Mubarak comandava o Egito desde 1981 e pretendia segurar as manifestações até completar os trinta anos de mandato. Limitou seus próprios poderes, aumentou salários em 15% e até convocou um vice-presidente, coisa que o povo daquele país não sabia o que era desde o início de seu governo. O presidente também propos um governo de transição, mas não deu.

Aos 82 anos, Hosni Mubarak deixou a peteca cair.

Peeeeense nos dezoito dias em que Mubarak não teve sossego. Desde o dia 25/01 que os apelos para a renuncia do presidente do Egito não tem fim, o povo andava totalmente descontente com a situação atual do país, ainda por cima tinham que preocupar-se com as questões pertinentes ao fator “segurança pública” (toque de recolher e lei de emergência). As revoltas passaram por Suez, Alexandria (onde o prédio do Partido Nacional Democrático – NDP) e pela capital Cairo (onde houve incêndio de duas múmias no museu e a destruição de alguns artefatos).

A saída do atual ex-presidente do Egito foi notícia em vários veículos de mídia no mundo inteiro, Barak Obama destacou a luta do povo como verdadeira arma de democracia alcançada pela massa e comparou a renuncia de Mubarak a outros eventos que marcaram o mundo como a queda do muro de Berlim e a luta de Ghandi.

O povo egipcio comemora e por aqui o sentimento é recíproco. Cerca de cem pessoas foram confirmadas comemorando a saída de Hosni da presidência. A festa na praça não tem hora para acabar e todo o povo americano (de acordo com Obama) compartilha do mesmo sentimento.

Legal, muito bonito, coisa e tal.

Será que a transição de governo ocorrerá de forma segura? Sendo um bom americano que é, Barak Obama já meteu a mão na situação, apontando que isso não será problema, até então a segurança no Egito não tinha afetado o fechamento da bolsa americana, então creio que tudo poderá ser resolvido normalmente.

Quem tiver interesse de pesquisar mais sobre a vida de Hosni Mubarak (enquanto ele ainda tiver vivo) poderá verificar sua grande história a frente do Egito em várias fotos, inclusive, o site do MSN divulgou uma interessante sessão de fotos onde o ditador egipcio aparece ao lado de inúmeras figuras de importancia em nossa história.

E terminamos esta saga de 18 dias, pura tensão, suor e lágrimas, sem falar nos momentos furtivos no trabalho para externar escrevendo para você que está aí, lendo, sejá lá você quem for. O momento é tudo. Foram momentos duros, mas conseguimos manter uma boa cobertura sobre o asssunto. Em breve mais artigos.
Entusiasmo, gente, sempre!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s