Manifestações atingem o Museu do Cairo – Notícias do Egito

museu4DR[1]
Barca solar destruída durante manifestação no Museu do Cairo
Quem me conhece, pessoalmente ou por este Humilde (porém, pretencioso) Espaço Virtual, sabe que eu tenho uma “quedinha” pelo Egito antigo, bem como suas maravilhas antigas.

 

E pra mim, não existem mais egipcios, talvez turcos, muçulmanos e tal. Não se trata apenas de nascer naquela terra, mas sua Cultura e ancestralidade, para mim, se perderam ou se misturaram com andamentos da modernidade.

Que outro motivo levaria uma caralhada de gente a atentar contra um Museu Histórico sobre sua tão vasta representação cultural?!

Apesar de gostar muito da Cultura e da História do Egito (civilização antiga e tal), acredito que devo comentar sobre os eventos ocorridos pro lado de lá, apesar de não ser “tanto” a nossa linha de pesquisa.

Mas trata-se da História, então, vamos lá.

IDENTIDADE CULTURAL AMEAÇADA

museucairo[1]
Mascara mortuária do faraó menino TutAnkhAmon
A simpl situação por lá vai de pior ao mais caótico que puder imaginar.

 

Todos os sites noticiam vários problemas no mesmo dia e isso pode até mesmo atingir todo o tesouro cultural e histórico que lá habita. Percebam que, apesar de todo o Egito abrigar reliquias de uma civilização ancestral, os protestos aproximam-se cada vez mais dos lugares onde os tesouros arqueológicos estão guardados ou preservados.

No dia 28/01 ocorreu um terrível protesto muito próximo do Museu do Cairo (entre outros tesouros, a mascara mortuária de TutAnkhamon).  Dizem os jornais que o exército do Egito está com dificuldades de conter os Manifestantes.

Até lembrei do quebra quebra de 1942 aqui em Fortaleza.

Os problemas tiveram início na praça do Partido Nacional Democrático (ordem política atuante) com protestos e posterior incêncio do prédio do referido partido até serem contidos em frente ao museu do Cairo, num total desrespeito, não apenas ao toque de recolher, mas ao Patrimônio Cultural Material egipcio, imagens de destruição no museu podem ser conferidas aqui e aqui também.

Para piorar tudo, a estrutura do prédio, antiga, não suportaria um ataque assim. Até revolta deve ser organizada.

HÁ ALGO DE PODRE NO REINO… DO EGITO?

hosni[1]
Presidente militar do Egito, Hosni Mubarak
Tentarei explicar o problema de uma forma bastante simples: O presidente egipcio eleito em 1981, Hosni Mubarak, que deve preocupar-se com os protestos que sacodem a terra do Hórus vivo, também enfrenta oposição por parte da Irmandade Muçulmana.

 

Falando neles, alguns dos membros desta vertente político-religiosa dentro do Egito (estado Laico) foram presos na sede de seu próprio partido.

A questão é que os manifestantes querem a saída de Murabak, que já está a trinta anos no poder. Durante os cinco dias de protestos constantes no Egito, muito de sua história mudou e poderá mudar, visto que a Irmandade Muçulmana abraçou a causa dos revoltos.

O ex-chefe da Agência Nacional de Energia Atômica, o diplomata Mohammed El Baradei (Nobel da Paz em 2005), resolveu voltar ao Egito e participar das manifestações.

… NEM TUITAR PODE MAIS É?
O Governo, sabendo que a maior arma dos ativistas é a Internet e as Redes Sociais (usadas para agrupar pessoas e agendar manifestações), resolveu cortar a internet.

Isso mesmo, sem Facebook, sem Twitter, nada.

A falta de segurança e a falta de Internet só colabora para que os Turistas sintam medo, mas muito medo. O governo declara tratar-se de um rompimento nos cabos submarinos, porém, acredito que tal evento complicaria  avida de muito mais gente e não apenas nos setores de crise. Veja o video abaixo.

Fico bastante entristecido quando vejo sair nos jornais toda aquela barbarie que está ocorrendo em um lugar tão incrível e com tanta história para contar, um lugar tão lindo e tão místico não poderia ser reduzido ao que está, acho um desrespeito não apenas contra a terra dos faraós, mas com o próprio povo que agora habita aquele lugar.

Pensando melhor, problemas do povo com a gerência governamental do lugar não são exatamente uma novidade, aqui mesmo no Brasil e em Fortaleza, manifestações e atritos entre Poder e Povão volta e meia ocorrem e assim a História acontece.

Cenas dos próximos capítulos. Entusiasmo sempre!

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s