Pequenas igrejas, grandes negócios?

O slogan para o título é velho e batido, mas serve.

O Egito está bombando! Foram descobertas inúmeras tumbas com pinturas fascinantes por lá, entre elas, uma em particular chama a atenção, pois está datada de mais de quatro mil anos antes de Cristo e isso é tempo pra caramba para a pintura resistir. Nossos achados arqueológicos daquela época são escassos e este evento adiciona mais um leque de novas informações, porém, hoje eu não quero falar sobre isso.

Isso mesmo.

O Egito me intriga e me seduz, todos que convivem comigo sabem disso, talvez, muito do que conhecemos dessa cultura milenar pode até mudar com estes novos achados. Sinceramente uma caralhada de gente me odeia por sempre escutar de mim, dizeres sobre um lugar constantemente confundido com o deserto, raramente eu perco uma oportunidade de falar sobre a dádiva do Nilo, mas hoje é um desses raros dias.

Não adianta, não falarei de mortos hoje.

Além das descobertas do Egito, há uma outra descoberta feita sobre o império Otomano (que já é muito complexo, por sinal). Encontraram uma granada escondida em um buraco numa muralha próxima do portão de Damasco, muito provavelmente deixada lá por algum soldado que… certamente já está morto. Deixemos os mortos de lado esses dias, beleza? Eu não quero falar de nada triste, já me basta as frustrações que ocorreram durante meu processo de mudança que… isso mesmo, eu estou de mudança.

Ao menos eu estava.

Aproveitarei minhas palavras quando criei este magavilhoso brog (este blog será minha válvula de escape para minhas frustrações diárias, blá, blá, blá…) e vou explicar o que ocorre: Pretendia mudar de residência muito em breve, mudaria de bairro onde ficaria mais fácil de pegar o ônibus para ir trabalhar, mudaria de bairro onde ficaria mais próximo da faculdade que pretendo entrar, mudaria de bairro onde ficaria mais próximo de inúmeras bibliotecas que já estamos ajudando (minha patroa e eu). Sem falar na academia onde tem boxe!

Quem não gosta de lutar? É um substituto bizarro para o sexo.

Porém, contudo, todavia, a Caixa Econômica Federal não considerou meu humilde salário bom o suficiente para entrar com o pé direito nessa empreitada, ao contrário, me propôs pagar uma entrada de mais de quarenta mil reais para obter meu imóvel, valor que eu considero desumano. Assim sendo, prefiro evitar falar de mortos ou coisas que possam ser usadas para referenciar projetos que fracassaram, apesar do sentimento de frustração ser do tamanho de uma girafa de salto alto, prefiro esquivar dessas coisas. Hoje falaremos da igreja Católica.

Com efeito, não tenho certeza se essa notícia está veiculada para todo o mundo como deveria estar, porém, me sinto como o Hermes (os deuses do Olimpo ficavam todos putos da vida quando avistavam-no voando pelo horizonte, o que significava que alguém iria receber más notícias) e alguém deve ser o chato que informa aos outros as coisas ruins que andam ocorrendo nesse mundão de meu Deus. Informo que, como se não bastasse os escândalos envolvendo padres de todo o mundo em casos de pedofilia (qual a graça de se agarrar com um pivete?!), hoje me debruçarei sobre 3 casos incrivelmente surpreendentes da igreja, segue abaixo.

Selecionar o caso mais bizarro na história da igreja católica é difícil, acredite-me.

Estevão VII e o “Sinodo Horrenda”
De imediato, você deve ficar sabendo que o período em que viveram os personagens deste caso foi um dos piores, no que diz respeito ao conclave (eleição de um papa). O reinado de um papa foi estudado, estruturado e gerenciado para ser semelhante ao de um faraó: Um cidadão competente e envolvido com os eventos da igreja deve liderar massas por meio da fé como representante divino por toda a sua vida, MAAAAAAAAASSSSS, durante pouco mais de 10 anos (de 885 até 896 d.C.), a igreja trocou de pontífices mais vezes do que sua namorada troca de roupas antes de ir comprar o café da manhã. Atentem para o fato de eu estar referenciando apenas um breve período. O papa que deu início nessa avalanche era Formoso (esse era o nome dele e não um adjetivo). Formoso , que iniciou em 891 d.C., não teve muita repercussão dentro do ambiente eclesiástico, nomeou reis, foi criticado, tudo dentro dos conformes. Antes dele, até 885 d.C., passaram uns 3 papas, eu creio, cada um com o fim pior do que o outro (Formoso morreu, se não me engano, espancado) e  chegou Bonifácio VI que teria morrido esfaqueado por opositores do pontífice anterior, Formoso, mesmo não sendo lá essas coisas. O próximo pontífice não demorou muito para aparecer, porém, protagonizou o caso mais bizarro da igreja católica.. pelo menos eu acho.

Estevão VII era louco. Louco e meio. Doido de pedra. Doido varrido. O papa em questão não apenas cismou com um morto e resolveu julga-lo e condena-lo a morrer atirado no rio Tibre, mas ainda ocorrem uma caralhada de coisas de ordem pessoal, só vai lendo para descobrir. Hoje pretendo falar apenas sobre o caso mais terrível que conheço onde ele é a peça chave: A sínodo horrenda.

Reza a lenda que Estevão VII foi induzido a exumar o cadáver morto do papa Formoso, enviando o defunto fedorento para ser julgado em uma corte, vestido como um verdadeiro representante máximo da igreja católica (usando, inclusive, o Anulus Piscatolis). Estevão VII condenou o papa Formoso a ser atirado no rio… após 9 meses de falecido, com direito a colocar o morto vestido com suas vestes eclesiásticas no banco dos réus. Houve até um dado momento onde é registrado que o morto “se pronuncia” após ser questionado sobre o motivo de suas atitudes.  Existem quadros retratando o incidente horrível e o quanto ele repercutiu na época, afinal, não é todo o dia que a igreja autoriza a abertura de um túmulo sagrado para a exumação de um cadáver para a elucidação de um problema, o que você pensaria caso vivesse algo do gênero?

Não sabe? Pode começar a pensar nisso pois…

Vaticano autoriza a abertura do túmulo de Enrico de Pedis
Recentemente o Vaticano autorizou a vistoria do túmulo do ex-chefe da máfia italiana, visando elucidar um suposto seqüestro. Esta máfia atuava em Roma desde os anos 80 e este sequestro é famoso por lá, principalmente por ainda não ter um resultado definitivo desde 1983. Todos sabemos que existe gente ruim em todo o lugar do planeta, ao que parece, a sede da igreja católica não faz diferente. Você deve estar se perguntando o que ligaria o Vaticano com engendrados por um ex-líder da máfia italiana e as autoridades cabíveis, certo?

Acontece que o tal mafioso está enterrado em terreno sagrado, com autorização do Vaticano.

Pelo menos oficialmente. Este caso está muito complicado, para facilitar a nossa vida, vamos começar do começo. O chefão da máfia italiana em 1983 era Enrico de Pedis. Este homem liderou a máfia italiana conhecida como Banda della Magliana, usando o codinome Renatito. Enrico era um mafioso estranho pois tinha maneiras “diferentes” para gastar o dinheiro ganho em suas maracutaias e demais assuntos de chefe de máfia, tipo assistência aos pobres e doações para a igreja, atuando constantemente com os mais carentes de Roma. Isso melhorou seu perfil diante do clero, claro que o tal mafioso foi considerado um homem bondoso e genial, ganhou cenário e acabou recebendo honrarias de nossa sociedade.

Associações ao Robin Hood podem ser imaginadas agora.

Enrico teria morrido na década de 90 com um tiro, sendo enterrado na basílica de Santo Apollinario. Final da história? Talvez não… esses dias, esta história que já está pra lá de descabida retomou as páginas policiais. Houve uma denúncia anônima, informando que a chave para desvendar o mistério do sequestro da garota (Emanuela Orlandi) estaria dentro do túmulo de Enrico, na basílica de Santo Apollinario. Com todos estes eventos se desenrolando de uma vez, nem preciso mencionar o quanto a imagem da igreja católica pode ser prejudicada, nem preciso mencionar o quanto ela já está abalada. A polícia tenta desenrolar este nó desde 2005, a família do acusado parece cooperar para tudo ser esclarecido, ao que tudo indica, serão cenas dos próximos capítulos.

Alguém que esteja lendo este texto pode acreditar numa provável absolvição do Vaticano, mais uma para o curriculum. Favor verificar para um pequeno detalhe…

E.U.A. procura anular imunidade do Vaticano para assuntos jurídicos
Alguém aí sabia dessa? O Vaticano ganhou, em 1976, um tratado garantindo imunidade para seus membros para diversos ambientes tratativos passivos de questionamento (jurídico é um dos casos). Toda essa confusão mostra novamente a nação de Barak Obama se impondo diante do mundo, da ultima vez que isso aconteceu tivemos o boicote ao protocolo de Kioto e a tal da “guerra” do Iraque, problema que o Barak Obama prometeu resolver esses dias.

Muita coisa mudou desde que os padres faziam votos de pobreza e a igreja lavava a grana comprando milhões de acres. Igrejas que mais parecem shoppings com lindas mulheres (tem uma aqui perto de casa), padres que se vestem igual ao Fábio Jr. e cada uma apontando o dedo e enchendo a boca para difamar a religião do outro. Padre Fábio de Melo recebeu mais de R$221.000,00 só para participar de um evento de natal em 2009, em maio do mesmo ano, seu cachê beirava os R$50.000,00,  para um padre que afirma publicamente que se sentiu seduzido pela piscina olimpica do seminário, é um aumento significativo em tão pouco tempo. É mole, ou quer duro?!

É disso que eu tenho medo, sabe. As informações não são veiculadas como deveriam, apesar dessa ferramenta informativa do tamanho da corrente de Andrômeda. Conversava com um amigo meu sobre a internet usando o bate-papo do GMail (Eduardo Lemon, é você mesmo seu depravado). A internet parece ser a nova biblioteca de Alexandria, seria nossa saída para a burrice do mundo e facilitar o acesso dos mais humildes a esse tremendo bolo de informações seria incrível, porém, a internet está mais para freio de mão do que para acelerador. Entendam que muita gente não tá interessada em colaborar de forma construtiva para o progresso intelectual, mas em fazer graça. Esse meu amigo citado anteriormente acredita que “o Wikipédia é uma grande chacota”. De fato, por ser uma enciclopédia aberta, está passiva de inúmeras inconsistências, claro que sempre tem um babaca para sacanear ou gastar espaço virtual para falar de R.P.G. ou de relatar o perfil dos participantes do B.B.B., mas ainda há aquele quinhão interessante que prefere um trabalho amador mas consistente, beirando o profissionalismo. Muitas das histórias que eu aponto neste blog são tiradas de sites diversos, incluindo o Wikipédia (quando me faltam fontes), não temos outras fontes.

CONCLUSÃO
Terminando este artigo (por sinal, acabei falando de mortos), enfatizo que a imagem da igreja católica está significativamente abalada, num processo demorado e vindo dos próprios membros da ordem. De dentro para fora. O caos está inserido, é algo que não depende de fé, não depende da boa vontade de qualquer um, tenho minha religiosidade que não vem ao caso, já frequentei igrejas, ir aos domingos, confessar e tudo o resto. Provavelmente nunca saberemos onde foi que a coisa tomou o rumo errado fora do papel, pode ser que tenha ocorrido no início quando o alto escalão clérico questionava se os índios (nativos) eram, de fato, filhos de Deus, pois tinham a pele avermelhada. Colombo que o diga! A putaria está ai, basta apenas olhar.

E muito provavelmente aparecerá novamente alguém me chamando de “ateu”. ενθουσιασμός.

11 comentários Adicione o seu

  1. Carlos Bazuca disse:

    Pra mim desde os primordios o vaticano as igrejas sáo um mentirada só, (existem excessões claro) e onde não se aplica o velho diado de q mentira tem perna curta, essa mentirada toda parece mais uma girafa com elefantiase nas pernas, mas tudo está voltando aos eixos e dessa vez ninguem mais acusa o vaticano ou a igreja eles mesmos estão se entregando.

    Curtir

    1. adilton sampaio disse:

      Rivanildo Menezes:filho do papa

      acessar

      Curtir

  2. Dom Braz disse:

    catolicismo prevalece
    grupos revoltados criam iluminismo
    catolicismo luta contra iluminismo
    iluminismo cria protestantismo
    protestantismo se revolta com iluminismo
    protestantismo luta contra iluminismo e catolicismo
    catolicismo luta contra iluminismo e protestantismo iluminismo se infiltra no protestantismo e catolicismo
    catolicismo destruido
    protestantismo destruido
    iluminismo prevalece
    … (espero que nesta fase, o ser humano ja utilize mais de 60% do cerebro concientemente, senão de volta para o ovo)

    Curtir

  3. ta disse:

    Ridiculo esse site

    Curtir

    1. Carlos Bazuca disse:

      E olha que eu estava preparando um outro artigo da mesma linha… todo mundo é crítico.
      Inclusive eu.

      Curtir

  4. Acessar:Ponte dos frades negros-Inglaterra

    Curtir

  5. Adventismo em foco:Emanuela

    Curtir

  6. http://www.ilha de proveta.org
    Mara Muniz:santa ceia
    Radjalma Cabral de Lima(dengue)

    Curtir

    1. adilton sampaio disse:

      A Verdade Sôbre os Milagres:movimento da reforma

      acessar

      Curtir

  7. adilton sampaio disse:

    1-www.apalavraoriginal.org.br
    2-Criançassacrificadas.blogspot.com.br
    3-Rivanildo Menezes:filho do papa
    4-Aldo Nascimento:Tv.Globo

    acessar

    Curtir

  8. charles silva disse:

    Vocês estão ligados que essa imagem ai é montagem né?

    Curtido por 1 pessoa

Comenta aí, pô!

