Grito patriota – O Samurai Azul

A maior mensagem que um grupo poderia sustentar em uma competição mundial: Nada é Impossível!
A maior mensagem que um grupo poderia sustentar em uma competição mundial: NADA É IMPOSSÍVEL!

Os aplausos por suas valentes batalhas!

Hoje dedico este Grito Patriota a um time que começou do outro lado do mundo, em uma ilha do tamanho de São Paulo. Porém, se eu conseguir explicar o que xavascas a Seleção Japonesa tem a ver com o Brasil, serei um cara mais feliz e você também. Hoje dedico um rápido post a uma surpresa que tive, diante de uma Copa que não para de surpreender.

Começando pela bola.

O SAMURAI AZUL
A seleção japonesa (conhecida como Samurai Azul) teria uma grande missão pela frente. Com efeito, a seleção japa é uma caixinha de surpresas, ainda mais sabendo que um de seus jogadores jogou em um time brazuca.

Verdade, pelo menos é o que diz essa matéria.

Não mentirei para ninguém, eu realmente queria que o Japão entrasse para as quartas de final (ao menos isso). O time nunca tinha ido tão bem em um evento fora de casa, sua coleção de vitórias se limita ao território asiático e a formação para a Copa do Mundo estava muito afiada e mortal, feito espada de samurai. Tal filosofia milenar transcende até o ambiente empresarial dos dias de hoje. O campo de futebol é apenas outro lugar onde pode ser aplicada a filosofia do samurai, leia este artigo muito bacana.

Isso explica o apelido de “Samurai Azul” dado ao time.

Diferente do que naturalmente se segue nos campos de futebol, o Japão não usa as cores da bandeira para enfeitar o uniforme do time que representa a nação dos amarelos, mas, usa a cor Azul. O motivo é simplesmente por eles respeitarem o Japan Football Association e eles carregam suas cores. Essa associação seria uma C.B.F. nipônica, nossa entidade máxima brasileira para assuntos futebolescos. O mesmo vale para o Contran no que confere ao trânsito e a Academia Jedi é para assuntos de ordem Jedi.

Um exemplo de merda que só mostra o quanto eu não devo ser levado em consideração… mas voltemos ao assunto.

UM TIME EM UMA MISSÃO…
A seleção japonesa tinha uma grande missão pela frente. Eu consegui ver alguns dos jogos e podemos dizer que o maior perigo que podia ser visto era durante as cobrança de falta. Com efeito, os cobradores de falta nipônicos foram muito elogiados, metiam medo mesmo e nenhum goleiro arriscava vacilar com eles.

Apesar de tudo, nem sempre a vida é um mar de rosas, visto que um de seus jogadores acabou ficando tão frustrado com a derrota do time (e ainda passou a maioria das partidas no banco, saindo apenas no jogo onde houve derrota), o meio-campista Nakamura anuncia sua despedida dos campos como jogador profissional.

A seleção japonesa tinha uma grande missão pela frente. Agora viajaria para fora de seus domínios e enfrentaria o mundo em um campo de futebol, perseguindo a mais alta glória atingida por um time de futebol em todo o mundo: O título de campeão da Copa do Mundo.

Ousadia?! Pode ser. Excetuando o desempenho dos japoneses em animes como Super Campeões ou nesse anime estranhos aqui, dá pra imaginar que não iriam longe.

A seleção japonesa tinha uma grande missão pela frente. Mesmo os integrantes da própria seleção japa não estavam tão certos da vitória, Marcus Túlio Tanaka (jogador brasileiro da Seleção Japonesa – reserva) comentou:

“Não quero que a Copa seja como uma comida que eu não consigo lembrar do gosto. Seria fantástico se tivesse sabor de morango, mas também há possibilidade de ter um gosto ruim”.

Mais informações sobre nosso brasileiro na terra do sol nascente, visitem o site o blog “Meu Japão” que é do WordPress também. O blog é feito por Karina Almeida, tem 31 aninhos e é jornalista de BH. Passem por lá e deixem um alô, além de aprender um pouco de japonês.

Sério, lá tem uma sessão para aprender o mesmo idioma do Kamen Rider Black e do Goku.

Onde eu estava mesmo?! Ha sim, o samurai azul.
A UNIÃO FAZ A FORÇA
A seleção japonesa tinha uma grande missão pela frente. Para tanto, toda a nação japonesa se uniu para criar uma das maiores e mais interessantes manifestações de apreço a um nível nacional que eu tenho notícia. A empresa Addidas, patrocinadora do “Samurai Azul”, teve a brilhante ideia de criar o projeto Sky Comics.

O marketing aqui é o seguinte: Foram criadas várias cenas de ação com os jogadores da seleção, além do técnico audacioso Takeshi Okada em painéis gigantescos (cada painel deve ter uns 300 metros).

A nação japonesa tinha uma grande missão pela frente. Cada painel acompanha a trajetória do avião que leva o time para a copa e cada jogador é retratado no estilo mangá (claro!) em cenas que representam suas melhores habilidades em campo como bater faltas, cabeçadas, dribles e etc. Tudo pintado por crianças  japonesas que adoram o futebol nipônico. De fato, as fotos das pinturas podem ser conferidas em um site tremendamente bem feito e interativo, quem tiver curiosidade (e uma internet bem rápida) pode conferir o Sky Comics.

Porra, até eu tô inspirado! Vai Samurai Azul!

adidas-adidas-sky-comic-original-50037

É incrível a maneira como a sociedade japonesa consegue ser tão comprometida com um ideal quando coloca na cabeça. Existe uma consciência coletiva que fala das dificuldades do time de Takeshi Okada lá fora e, de uma forma tão comovente, os amarelos conseguem elevar a moral dos jogadores no sentido sentimental, pessoal, algo que falta demais na nossa sociedade.

A gente podia aprender qualquer coisa com eles. Não seria ruim.

Não mesmo.

CONCLUSÃO
Eu vejo o pooNosso povo precisa de uma pequena dose de patriotismo, nada de andar de verde e amarelo apenas durante a copa e torcer para ser liberado do trabalho para ver os jogos em casa. Nada de usar a camisa do Kaká apenas quando for para outro país ou for numa festa se exibir.

Temos uma bela história. Temos um dos mais belos Hinos (sim, eu verifiquei os outros e são todos terríveis). Temos a maior diversidade ética do Planeta. Temos a maior diversidade cultural do planeta.

Deus é Brasileiro!

Não é possível, você ainda acha pouco?

Exitem pessoas que viajam até o Brasil só pra estudar nossos Costumes e nossa Cultura. Exitem pessoas que viajam até o Brasil só pra estudar nosso Solo e nosso Povo. Exitem pessoas que viajam até o Brasil só pra estudar nossas Fauna e Flora. Somos grandes, talvez grandes demais para perceber nosso potencial. Uma história como essa pode acrescentar muita coisa em nossos valores diários.

Poxa, o Japão passa mais tempo reconstruindo o país por conta de desastres naturais, desastres nucleares ou por causa de uma briga com o Godzilla e ainda arruma tempo para jogar uma pelada e o país inteiro dá essa demonstração de amor a camisa…

Enfim, caso tenha a fineza de verificar a data que este post foi escrito, já deve saber que nosso escrete canarinho perdeu nas quartas de final outra vez. Não pretendo apontar o dedo para o Dunga (que não organizou o time quando teve chance), ou o Felipe Melo (que cagou o pau pisando no Holandes e atrapalhando o Julio Cesar) ou mesmo o “grande” Kaká (acredito que é a 3ª copa do mundo na qual ele não marca gols).

Cada um sabe o peso de sua cruz daqui pra frente. Podemos aprender muito com os outros povos. As piadinhas já estão circulando aos montes na web, no caminho para o meu quarto para redigir este artigo, me contaram que o Lula foi ao vestiário e embebedou todos no intervalo do jogo.

Pra você ver o nosso nível de patriotismo.

A Copa do Mundo, a maior manifestação esportiva do Futebol, mostra muito bem este nosso lado inquietante que perdemos em algum ponto de nossa caminhada contra o tempo, sem lenço e sem documentos. Terminarei usando o slogan do projeto Sky Comics, diante de todo a repercussão da performance da seleção japonesa e do patriotismo brazuca abaixo do normal e dentro do esperado: Impossible is Nothing!

Valeu Samurai Azul, não foi dessa vez, também não foi a nossa.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s