Exposição Párdi Mársy sobre o Egito no Shopping Aldeota de Fortaleza

O Egito é uma dádiva do Nilo.

O respeito pelo Nilo por parte dos antigos egípcios era tão grande que eles o consideravam uma divindade, até havia uma personificação para ele. Claro que o deus escriba Toth ajudava bastante pois era referenciado aos estágios da lua que influenciava diretamente na cheia ou na seca do rio, porém, o Nilo tinha sua “forma humana” que se chama Hapi.

É usando as sábias palavras do sábio Herodoto que começo o post de hoje.

Não falaremos sobre o Nilo, hoje quero falar sobre um grande evento aqui em Fortaleza. Iniciou este mês uma exposição em Fortaleza que simplesmente me surpreendeu. Não apenas por ser uma exposição sobre o Egito antigo em um grande shopping, contando com quadros pintados no mesmo material usado pelos antigos escribas: o papiro. O que me impressionou, também, foi a terrível falta de divulgação do evento. Não que eu esteja reclamando da máquina administrativa ou do veículo de divulgação. Sempre tem exposições por aqui, muitas delas tem uma massissa divulgação com comerciais, faixas e até promoções do tipo “pagamento do estacionamento é grátis ao exibir o ingresso da exposição”.

Mesmo procurando na net usando o nome do evento (exposição Párdi Mársy), descobri que vários sites apontam para o shopping errado, alguns não informam as datas, entre outros erros. Tentando seguir com a rotina deste site,  no tocante ao repasse de informações sobre um evento que trata do antigo povo egípcio, eu entrei em contato com o pessoal que cuidava do lugar.  Encontrei uma série de quadros expostos, pintados sobre telas feitas em papiro (também havia a opção de emoldurar o papiro, para ficar semelhante a um quadro), tudo muito bem elaborados e nos mais diversos temas: Horus com a coroa, Ramsés II e o templo de Abu-Simbel, Nefertiti,  Akhenaton, a máscara mortuária de Tuthankhamon, mais Ramsés II, o papiro de Ani, Ra-Horankhy e, para finalizar, Ramsés II.

A minha intenção era de divulgar o trabalho do cara e mostrar para todos os (trinta e oito) leitores deste blog, o incrível trabalho feito, mesmo que a divulgação tenha boicotado um pouco o público. O problema é que, para evitar infração por parte do “copyright”, conversei com o cidadão que estava cuidando dos quadros e, muito solícito, pedi a fineza de me enviar fotos para divulgação, apontei e-mail e URL do blog. A exposição começou dia 12 de março de 2010.

Estou esperando até agora.

O evento está quase na sua data limite e estou me limitando a não divulgar as fotos tiradas para evitar qualquer descontentamento por parte dos idealizadores da exposição, Ele me perguntou, com um forte sotaque estrangeiro, se o meu blog fazia o estilo “Mercado Livre”, havia explicado para o cidadão que este blog não tem fins lucrativos, defini meu site de dibulgação sobre o Egito antigo como um “BLOG”, o que já diz muita coisa e sempre enfatizando a não possibilidade de pagamento pelas fotos. Tudo pela livre divulgação e amor ao Egito.

As visitas são baixas mesmo sendo de graça, se eu cobrar então, ai nem mesmo eu venho ver.

Não sei se esta exposição será de caráter nacional (saindo de Fortaleza, migrará para outros lugares deste meu Brasil), o bacana é que podemos comprar os quadros feitos com os papiros por modestos R$120,00 ou R$180,00. Se eu não tivesse pagando a minha carteira de motorista, compraria o do faraó Khufu, que ta lindo demais da conta. De qualquer forma, recomendo. Lembrando que é tema da exposição Párdi Mársy, realizada no piso L2 do Shopping Aldeota entre os dias 12 e 30 de abril, das 10h às 22h. A Terra dos Faraós, que encanta todas as idades, está retratada em cerca de 30 telas pintadas à mão no autêntico papiro egípcio, trazidas diretamente da capital Cairo .

Se as fotos forem enviadas, faço outro post e adiciono. Abraço para todos.

ενθουσιασμός

Comenta aí, pô!

