Moeda propõe que Cleopatra era “feia”

É, eu sei, andei sumido pacas do Blog.

Mas Tudo na Vida tem uma explicação e eu tenho as minhas: Concurso, trabalho, estudo, cansaço e tal. Apenas consegui reunir forças para atualizar o Ideal e o Possível de madrugada (depois de ver “A morte do Superman“).

Eu  recomendo.

Enfim, depois de me justificar (a absolvição é livre), vamos ao post de hoje. Falaremos de Cleópatra VII, a última rainha do Egito, a última detentora do título de Faraó do Egito, a última Cleópatra de todas que receberam este nome.

Dá pra ser mais “Única”?!

Mesmo assim, vale ressaltar que a Cleopatra do imaginário popular é a SÉTIMA, todas vindas da mesma Dinastia egipcia. Vamos com um pouco de História pra facilitar a vida…

UM POUCO SOBRE A DINASTIA PTOLOMAICA

Tudo começou com a morte de Alexandre o Grande. Seu vasto Reino foi dividido entre seus maiores Generais (entenda que o termo “Generais” é só um comparativo que usei pra designar a alta patente de seus comandados).

Imagem retirada do blog de Jarbas D'Avila Vilela - http://jv-egiptologia.blogspot.com.br/2015_11_01_archive.html
Imagem retirada do blog de Jarbas D’Avila Vilela – http://jv-egiptologia.blogspot.com.br/2015_11_01_archive.html

No caso do Egito (Alexandre foi considerado “Faraó” e tudo), a região ficou com Ptolomeu, um dos macedônios no comando do filho de Felipe da Macedônia. Dando início a Dinastia Ptolomaica (305 a 30 a.C.).

UM POUCO SOBRE CLEOPATRA VII

Cleopatra VII (Cleópatra Thea Filopator) era descendente direta dos Ptolomeus e sua Beleza ainda é alvo de contradições e especulações de todas as formas possíveis e imagináveis pela mente humana.

Claro, Cleopatra VII não era tão bela quanto a própria Elizabeth Taylor, pois nossos padrões de beleza e estética são completamente diferentes de outrora.

Em Antonio e Cleopatra, Shakespeare assim aponta:

“Não a deixa fanada o tempo, nem sua variedade maravilhosa poderá tornar-se, com o hábito, cediça. Qualquer outra mulher farta o apetite a que dá pasto; mas ela quanto mais der alimento, mais a fome desperta.”

Poetas gregos como Plutarco (Lucius Mestrius Plutarchus – 46 d.C. – 120 d.C),  escreveram sobre beleza fascinante da mais famosa rainha do Egito Antigo. Vale ressaltar que Plutarco era grego (mais precisamente vindo da Queronéia) e lá o povo gostava de gente inteligente e articulada.

Reza a lenda que Cleopatra VII se posicionou diante de Marco Antonio em uma galera com remos de prata, ao som de harpas, ao lado de meninos e deitada em um toldo dourado, simula deusas gregas como Afrodite.

procure no Google Images os quadros de Lawrence Alma-Tadema utilizando-a como tema.

Cleopatra VII era conhecedora de vários idiomas (incluíndo os complexos Hieróglifos), além de ousada e dona de uma postura desinibida e impetuosa diante dos Homens de sua época. Ela tinha atributos mais do que excelentes para encantar qualquer grego.

Poisé ,o cinema “hollyuiano” ajudou pacas na construção da imagem que temos hoje de Cleopatra, mas a questão é: Será que Cleopatra VII era “Feia” de verdade?!

Venha comigo, pequeno Gafanhoto.

IMAGEM EM MOEDA MOSTRA UMA CLEOPATRA FEIA

moeda-cleopatra

A moeda (denário) acima foi encontrada na Universidade de Newcastle e apresenta a imagem da Rainha mais famosa do Egito. Contudo, a maioria das pessoas torceu o nariz ao perceber uma Cleopatra VII fora dos padrões que estamos acostumados.

A própria Diretora Assistente da Universidade se pronunciou desssa forma.

“A imagem popular de Cleópatra é a de uma rainha bonita que era adorada por políticos e generais romanos. O relacionamento entre Marco Antonio e Cleópatra foi durante muito tempo romantizado por escritores, artistas e cineastas”

Moeda propõe que Cleopatra VII era "Feia" - Face da Moeda
Moeda propõe que Cleopatra VII era “Feia” – Face da Moeda

A moeda já era descoberta e registrada, mas foi “redescoberta” quando o Museu reavaliava seu inventário para uma nova exposição na Inglaterra.

MAS CLEOPATRA VII ERA FEIA OU NÃO?!

O problema é que não pensamos na Cleopatra VII, pensamos na Elisabeth Taylor.

Como já foi dito, há uma “Construção da Imagem” por parte das Lideraças e por pessoas reconhecidas pela Sociedade, uma Imagem que é vendida amplamente para a Massa e Hollywood contribuiu para criar, não apenas a “Imagem idealizada” da rainha do Egito, as a dela com Marco Antonio no “casal mais famoso e lindo da antiguidade”.

Moeda propõe que Cleopatra VII era "Feia" - Imagem hollyudiana de Cleopatra
Moeda propõe que Cleopatra VII era “Feia” – Imagem hollyudiana de Cleopatra
Moeda propõe que Cleopatra VII era "Feia" - Busto de Cleopatra VII
Moeda propõe que Cleopatra VII era “Feia” – Busto de Cleopatra VII

Alias, nos Bustos representando Cleopatra VII, temos uma mulher relativamente parecida com a da imagem cunhada na moeda, como você pode conferir.

Pra começar, o fenótipo dos egipcios é completamente diferente do fenótipo europeu existente nos atores e só isso já devia ser o suficiente pra entendermos.

Certamente Cleopatra VII não estava nos seus melhores dias quando foi retratada na moeda e os fóruns que discutem assuntos dessa ordem se perdem em discussões se Cleopatra VII tinha o nariz igual ao da Minie Ranheta ou ao do papagaio do programa Cocoricó.

Eu, particularmente, não acredito que a moeda retrate Cleópatra.

Não totalmente.

Primeira coisa é que egipcios trabalhavam muito com Ouro e estranho uma cunhagem em prata, coisa mais característica dos gregos (carece de fontes). Outra coisa é que Egípcios eram exímios em mascarar defeitos ou imperfeições de seus compatriotas e o mesmo vale para o povo grego. Esculturas e pinturas serviam tanto para enaltecer quanto para denegrir.

A boa e velha Propaganda que conhecemos hoje.

A tal moeda foi cunhada quando o stress entre Marco Antonio e o pequeno Otávio tomava alarmantes proporções. Sem mesmo esperar o corpo de César esfriar, Cleópatra (considerada imoral e nojenta pelos romanos) entra em cena; Marco Antonio fatura a Cleópatra; Cesarião entra na fila de posse; bebidas, astrologia, aculturação, ambos (Cleopatra VII e Marco Antonio) percebem que  compartilham os mesmos interesses e o mesmo Inimigo…

E a lista de putarias aumentou, aumentou… e aumentou.

Para mim, a Moeda foi fruto de uma tremenda Jogada de Marketing por parte dos auxiliares de Otávio, que tratou de denegrir a imagem de Marco Antonio, considerado até então como um guerreiro quase mítico fidedigno do posto de César, agora ao lado de uma egipcia, um bebedor imoral e ocioso.

MINHA CONCLUSÃO SOBRE A MOEDA QUE MOSTRA UMA CLEOPATRA “FEIA”

Difamar uma Cultura valendo-se de seu próprio conteúdo cultural é uma arte exercitada ainda hoje: Empresas de respaldo agem assim como forma de conquistar terreno no Mercado, canditados a postos políticos agem assim pra difamar seus concorrentes, pessoas comuns filhos de Deus agem assim pra te apunhalar pelas costas…

… aposto que você lembrou de alguém.

Seja como for, ficou por aqui. Depois apareço com mais artigos, tentando melhorar, claro. Sei que ainda estou devendo a crítica sobre o filminho meio “Sessão da Tarde”, o  Percy Jackson, quero ver o filme outra vez para elaborar algo mais delirante. Abraço para todos.

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. jose auri disse:

    acho q vc esta certo e errado alias todos nos estamos pois e uma certeza que não teremos nem tao cedo quanto se cleopatra era ou não feia então restamos espera!

    Curtir

  2. Mari disse:

    Acho que você está certo sim,afinal,isso tudo é apenas mais um golpe de Ótavio. Cleópatra é tratada em Shakespeare,como uma mulher hipnótica e muito bonita,como você mesmo disse,e também á as muitas lendas sobre Cleópatra,mas todas afirmam; ela era uma mulher independente e sedutora.Então creio que,todas essas pessoas não deviam estar mentindo,até porque não há motivos.
    E,como suas razões,Ótavio tinha que denegrir a imagem de Cleópatra. E vejo que,com todo esse rebuliço que está tendo atualmente,ele conseguio.É claro que sua intenção era denegrir a imagem de Cleópatra naquela época,mas ele conseguio denegrir a imagem boa que ela tinha atualmente,sem intenção é claro.

    Curtir

  3. jessica disse:

    eu acho que a beleza dela era tao grande quanto sua historia,por qual outro motivo que dois dos maiores homens da época se submeteram ao feitiço dela.seu poder não pode ser a unica explicação sou uma apaixonada pela história de cleopatra quem me dera se eu tivesse vivido o que essa mulher viveu é a mulher mais determinada que eu já ouvi falar ela nasceu e morreu sabendo o que ela queria e eu levo isso comigo.

    Curtir

  4. juliene disse:

    acho que ela não era bonita mesmo não, afinal pra ser a mulher mais poderosa do Egito ela não precisava de ter beleza, bastava ela ter determinação, garra, força de vontade e o mais importante e ter nascido em família nobre dominante.

    Curtido por 1 pessoa

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s